quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Incêndio do Chiado





















No dia 25 de Agosto de 1988 a cidade de Lisboa foi palco de um dos  mais violentos incêndios da sua história – o “incêndio do Chiado”. 

O  fogo teve o seu foco inicial na Rua do Carmo e propagou-se à Rua  Garrett, tendo sido grande o esforço dos bombeiros para evitar a  propagação às zonas envolventes, também elas históricas.
Este  incêndio provocou a total destruição de 18 edifícios, alguns deles  emblemáticos do comércio da cidade: Armazéns do Chiado, Estabelecimento  Eduardo Martins, Pastelaria Ferrari, Casa Batalha, e outros espaços do  comércio tradicional. Muitos escritórios e habitações ficaram também  destruídos. Calcula-se que cerca de 2.000 pessoas perderam os seus  postos de trabalho.
No combate ao incêndio estiveram envolvidos cerca de 1.150 homens e 275 viaturas.
Registaram-se duas vítimas mortais e 73 feridos, na sua esmagadora maioria bombeiros.
Este  acontecimento marcante na vida da cidade foi, pela sua dimensão, alvo  de uma enorme cobertura mediática, tanto em Portugal como no  estrangeiro. Desde as primeiras notícias, ainda carregadas de incerteza,  divulgadas no início da tragédia, até ao acompanhamento do longo  processo de reconstrução da autoria do arq.º Siza Vieira, são milhares  as referências que este acontecimento suscitou. A informação que aqui  disponibilizamos refere-se apenas à cobertura que o Diário de Lisboa fez do acontecimento nas duas primeiras semanas.
Veja aqui.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Crianças sós em casa, não.





















Um interessante artigo que contemplava algumas das medidas preventivas de segurança infantil a serem praticadas em 1971. Muitas delas ainda são actuais e a conclusão é muito elucidativa: "eliminar do ambiente caseiro, que é o primeiro dominio das descobertas infantist ,todo e qualquer elemento perigoso"

Cróninca Feminina, Dezembro de 1971.
Clicar na imagem para ampliar e ler.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O marcador de livros

Aumenta, imprime, dá cor e e recorta este desenho. Depois cola-o num cartão ou papel grosso. Terás assim um marcador para os teus livros. Diverte-te.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mais vale prevenir...


Outra interessante listagem de segurança para verificar em edifícios públicos, publicada na Revista Banquete em Dezembro de 1974. Muitas destas normas continuam válidas.

Clicar na imagem  para ampliar.

domingo, 8 de agosto de 2010

Eu estou a avisar!

Clica na imagem, amplia,imprime e dá cor ao Aviso
Bom passatempo.

Cuidado, o acidente espreita!


Nos anos 50 já se desenrolava em Portugal uma campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho.Um registo da Revista Mundo de 5 de Setembro de 1959.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Incêndios / Lista de inspecção

























Uma útil checklist sobre prevenção de incêndios, adaptada da criada pelo Sparky, numa actividade que pode ser um momento de aprendizagem para toda a família.
Clicar na imagem para ampliar, imprimir e preencher.