quinta-feira, 22 de agosto de 2013



Documentário realizado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa, em colaboração com o Departamento de Marca e Comunicação, assinalando os 25 anos da ocorrência do incêndio do Chiado.


Esta peça visa mostrar o papel da Protecção Civil numa situação de emergência, incluindo depoimentos das vítimas desta tragédia.

Documentário


Foto do Gabinete de Marca e Imagem da Câmara Municipal de Lisboa

INCÊNDIO DO CHIADO – 25 ANOS DEPOIS

No dia 25 de Agosto de 1988 a cidade de Lisboa foi palco de um dos mais violentos incêndios da sua história – o Incêndio do Chiado.

O fogo que segundo alguns testemunhos terá deflagrado pelas 4h40 da madrugada nos Armazéns Grandella, na Rua do Carmo, rapidamente se propagou aos edifícios contíguos, causando a total destruição de 18 imóveis, alguns deles emblemáticos do comércio tradicional da cidade. Inúmeros escritórios e habitações ficaram igualmente destruídos, estimando-se que 2000 pessoas tenham perdido os seus postos de trabalho.

Aos elevados danos materiais, somam-se duas vítimas mortais, 73 feridos, na esmagadora maioria bombeiros, e 150 desalojados.

Este acontecimento marcante na vida da cidade foi, pela sua dimensão, alvo de uma enorme cobertura mediática, tanto em Portugal como no estrangeiro. As imagens e os sons do incêndio, transmitidas em direto pela televisão pública e pela, recém-criada, TSF, contribuíram para desencadear um amplo movimento de apoio e solidariedade às vítimas do incêndio.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa esteve, desde os primeiros momentos, envolvido na coordenação das operações e no apoio às vítimas, contando com a imprescindível colaboração de entidades como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Cáritas.

Decorridos 25 anos e cicatrizadas algumas das feridas deixadas pelo incêndio, importa resgatar as memórias e as experiências vividas quer por técnicos do SMPC, quer por alguns dos ex-moradores do Chiado, na altura acolhidos nos Centros de Emergência do município.